top of page

Sofrer para evoluir?


“Alguns consideram que o espírito, obrigatoriamente, necessita sofrer para evoluir e quanto mais sofrimento, mais “luz” ele vai conquistar. As coisas não são bem assim. O sofrimento não é de Deus, a não ser aquele decorrente da condição evolutiva do mundo em que se está reencarnado. Ou seja, existem determinados sofrimentos no orbe terrestre, que são pertinentes ao grau de evolução de um planeta que ocupa a condição de provas e expiações.


Os demais sofrimentos são “opcionais”.


Sem amor nos gestos e na vida íntima, o homem acaba caindo nas “garras” do sofrimento, não por imposição de Deus, mas por uma negligência do próprio espírito que sofre, por descuidar-se da reeducação de si mesmo.


Sofrer por sofrer, é sofrer inutilmente. Sofrer e aprender com o sofrimento é ter uma atitude inteligente. Mas fora de dúvida, evoluir sofrendo o menos possível é bem melhor...


Num mundo de provas e expiações não há como “escapar” a determinadas dores, isso não significa que o espírito reencarna apenas para “sofrer”, “pagar dívidas”, “ressarcir débitos”, “liquidar carmas”. O espírito reencarna, acima de tudo, para aprender a ser feliz”.

(Espírito José Lazaro no livro “A Batalha Final”)

468 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Mente

bottom of page